Pesquisas

Páginas

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

RAMAL FERROVIÁRIO DE CAPELA

 "Fui de Capela a Aracaju num trem suburbano, cheio de gente e que, em cada estação, superlotava. Tomei um grande susto logo ao primeiro apito do trem ao deixar a estação.Coloquei-me a janela, acenando para os que ficaram."(Maria José Dorea Vieira. "Farrapos e lembranças, 1995). Esse trecho endoça o tema escolhido pela nossa escola no I WORKSHOP SOBRE CAPELA, o Ramal Ferroviário de Capela. Esse ramal chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a  frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedro em 1915 e Propriá somente em 1920, às margens de rio São Franciso. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente em 1972, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com omNordeste.
A estação de Murta foi inaugurada em 1915. Dali saía o curto ramal de Capela, que ligava a cidade à estação de Capela. No dístico da estação de Murta, abaixo do nome, estava escrito: "Ramal de Capela". Este ramal foi desativado para trens de passageiros em 1965. hoje o trecho de linha em que a estação fica, de Riachuelo a Propriá, está abandonado por causa da queda de uma ponte ferroviaária em Alagoas, ao sul de Maceió, por volta de 2002. Os trens de passageiros na linha pararam em 15 de março de 1977, em decorrência do surgimento de transportes rodoviários para passageiros e produtos da economia capelenses.
A participação da Escola Berenice no Workshop sobre Capela: sucesso total. Os alunos Fernando e Samara explanaram com sabedoria e deram um verdadeiro show sobre o tema abordado.
O grupo de dança da Profª Nilda coreografou um belíssima apresentação onde emocionou toda a plateia presente. 
Confira algumas fotos do evento:

















Parabéns a toda Família Bereniciana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário