Pesquisas

Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CAMPANHA MORCEGOS: Seres extraordinários, importantes na manutenção e formação das florestas.

Considerando a missão de formular e executar a política ambiental em conjunto com a sociedade, promovendo o equilíbrio ecológico de forma integrada e garantindo a proteção dos recursos naturais, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, implementa A Campanha Morcegos: seres extraordinários, importantes na manutenção e formação das florestas, com o objetivo de desenvolver a consciência a respeito da importância dos morcegos, com consequentemente preservação das espécies, importantes para a manuntenção da diversidade local.
O palestrante Jefferson Simanas Hitalauskas  falou sobre as inúmeras reações que os morcegos despertam nas pessoas, dentre elas, as mais comuns são as de nojo ou mesmo pavor. Poucos animais são tão malvistos e causam tanto medo, quanto essas interessantes e mal compreendidas criaturas voadoras de hábito noturno. Os moecegos coseguem voar por conta da modificação de suas mãos em asas. Atualmente representam o segundo maior grupo de mamíferos em números de espécies. Dentre algumas curiosidades e importância mensionadas pode-se citar:
-Podem transportar mais de 500 pequenas sementes de árvores e outras plantas, para longas distâncias.
-Auxiliam na reprodução de centenas de espécies plantas, polinizando suas flores, assim como beija-flores e abelhas, ao transportarem o pólen de flor em flor.
-Alguns morcegos se alimentam de pequenos animais como roedores e gafanhotos, controlando pragas que causam grandes prejuízos à agricultura.
-São utilizados em pesquisas para desenvolvimento de medicamentos que poderão ter aplicação em humano como a saliva dos morcegos vampiros, que é anticoagulante e poderá ter aplicações no tratamento de doenças vasculares.
-Suas fezes constituem excelente adubo natural (guano), explorados antes dos adubos industriais. O guapo é a principal fonte de nutrientes em muitas cavernas e sustentam alguns ecossistemas desse tipo.
-Tem sido estudados para aperfeiçoamento de aparelho de sonar e ultra-som.
-São importantes elos na cadeia alimentar, portanto seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem.
Ao final da palestra, os alunos fizeram perguntas ao palestrante e vice-versa.
Confira algumas imagens do evento:
Alunos assistindo a palestra sobre morcegos.

Platéia concentrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário