Professora Maria Berenice
"Maria Berenice Barreto Alves, nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1930, na Fazenda Cancelo em Vila Barracas, no município de Capela.
A partir dos 5 anos veio morar na cidade de Capela e foi estudar no Colégio Imaculada Conceição onde terminou o Curso Normal em 1948.
Iniciou na vida pública como professora em 1952, lecionando no Grupo Escolar Coelho e Campos. Em 1955, foi transferida pelo então governador Leandro Maciel para a cidade de Itaporanga d’ajuda. Dona Berenice agradece o emprego e permanece fora da vida pública até 1963, quando retorna para o Grupo Escolar Coelho e Campos.
Em 1965, foi removida para o Grupo Escolar Edélzio Vieira de Melo onde assumiu como secretária e posteriormente em 1966, o cargo de diretora substituta.
Muito dinâmica e cheia de ideias , Berenice realizou grandes eventos, dentre ao quais festas juninas, onde a renda era revertida para o própria escola. Tudo o que ela organizava era sucesso.
Em 1970, foi transferida para a instituição Educacional do Centro de Cultura Rio Branco, onde assumiu a direção.
Extremamente devota de Nossa senhora da Conceição era uma mãe amorosa, esposa, amiga e companheira, uma guardiã da família.
Extrovertida e ao mesmo tempo séria, sensível mas de personalidade forte, era uma líder natural.
Viveu com intensidade todos os momentos de sua vida e os seus 47 anos não foram suficientes para realizar todos os seus sonhos, para vivenciar os grandes momentos que a vida iria lhe presentear.
Faleceu em 14 de Janeiro de 1978."
Essa foi a biografia produzida para homenagear nossa patrona a Professora Maria Berenice Barreto Alves, no workshop que homenageou filhos capelenses ilustres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário