Pesquisas

Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

SARAU POÉTICO

O 1º Sarau Poético foi um sucesso.
Organizado pela professora Nilda, o sarau fez os alunos vivenciarem poemas de poetas que fazem parte de nossa literatura.
Os alunos deram um show de interpretação que foi finalizado com uma graciosa valsa.
Um dos poemas recitados foi Motivo de Cecília Meireles.


"Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou edifico,
se permaneço ou me desfaço,
-não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E sei que um dia estarei mudo:
-mais nada."

Parabéns a professora e aos alunos que participaram desse projeto.

Imagens no Facebook na página Escola Berenice.

sábado, 22 de dezembro de 2012

NATAL EM CORES

A festa de encerramento, em homenagem ao Natal foi um sucesso total.
As apresentações criativas encantaram a todos que ali se fizeram presentes.
Parabéns a todos que fazem parte da Família Bereniciana e um Feliz Natal!

Imagens no Facebook na página Escola Berenice.

CONCLUDENTES 2012

AULA DA SAUDADE E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO

No último dia 19 ocorreu a aula da saudade, na casa do aluno Bruno Micael, onde teve como ministrantes as professoras Antonia Karla, Maria Inês e Rosenêide. Na ocasião foi servido um delicioso churrasco, deliciados por todos que ali se fizeram presentes. O momento foi marcado por muita descontração e animação.
No dia 20 foi a cerimônia de conclusão onde celebrou-se uma missa em ação de graças na Igreja do Amparo e em seguida na escola a cerimônia de entrega de certificados. A festa bombou pois tava recheada com um delicioso coquetel, barraca de drinks, boate não faltou animação.

 Imagens no Facebook na página Escola Berenice.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PROJETO NATAL EM CORES

VAMOS OTIMIZAR NOSSO NATAL COM AS CORES DA VIDA!

Conheça o significado das cores trabalhadas no PROJETO NATAL EM CORES, que tem por objetivo sensibilizar toda a comunidade bereniciana do sentido do Natal e como as cores tem um significado próprio.
Participe dessa ideia!

COR BRANCA

A cor branca significa paz, pureza e limpeza. É também chamada de "cor da luz" porque reflete todas as cores do espectro. A cor branca reflete todos os raios luminosos proporcionando uma clareza total.
O branco é símbolo da paz, da espiritualidade, da inocência e da virgindade. Na cultura ocidental a cor branca está associada à alegria, enquanto no oriente está associada à morte, ao luto e à tristeza.
A cor branca também simboliza a virtude e o amor a Deus. É uma cor que sugere libertação, que ilumina o lado espiritual e restabelece o equilíbrio interior.
Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.
O signo de Câncer (ou Carangueijo) está associado à cor branca.
COR AMARELA
A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.
O pintor holandês Vincent Van Gogh explorou em suas obras as tonalidades da cor amarela de forma muito intensa.
Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
Nos semáforos, a cor amarela recomenda alerta e atenção.
O amarelo é a cor dos signos de Gêmeos, Touro e Virgem. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro.
A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.

COR VERDE
A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. 
É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.
O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.
A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.
O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.
Está associada aos signos de Touro, Libra, Virgem. Os tons mais escuros estão associados ao signo de Capricórnio e os tons mais claros aos signos de Aquários e Peixes.

COR VERMELHA
A cor vermelha significa paixão, energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.
No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.
Na política, a cor vermelha está associada ao espírito revolucionário. É a cor do Comunismo e da ideologia política de esquerda.
A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
O vermelho está associado aos signos de Áries e Escorpião.
CALENDÁRIO DE CORES
07/12/2012 - BRANCO
14/12/2012 - AMARELO
19/12/2012 - VERDE
22/12/2012 - VERMELHO
PARTICIPE DESSA IDEIA!



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

CICLO DE OFICINAS DO LAPTOP UCA

Desde o último dia 23/11 estamos vivenciando o Ciclo de Oficinas do Laptop UCA, que tem por objetivo orientar o professor no planejamento e criação de ações de utilização pedagógica dos laptops e formar uma rede interativa de orientação e planejamento de atividades.
Vale ressaltar que foi criado um calendário específico (23/11, 30/11, 06/12 e 13/12) para realização das oficinas, que tem como temas: a inclusão digital das ferramentas digitais na escola, o novo paradigma da educação,a necessidade do planejamento e criação de atividades, utilização práticas dos recursos do laptop, a criação dos próprios objetos de aprendizagem através das ferramentas de autoria, pesquisas na internet:autoria ou plágio?, portais educacionais.
As oficinas serão ministradas pelo pessoal do DITE/SEED e terá como público alvo os professores, coordenação do PROUCA e equipe gestora.